Sebrae visita projetos finalistas de Itabuna, Ilhéus e Ubaitaba
Como pré-requisito para anunciar os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor na Bahia, o Sebrae promove uma etapa decisiva para o processo de escolha. Técnicos visitam as cidades finalistas para conhecer de perto a realidade descrita nos projetos inscritos. As consultoras do Sebrae Lícia Menezes e Jussara Amaral acompanharam as iniciativas finalistas no Sul da Bahia, na categoria Desburocratização e Formalizações, em Itabuna e Ubaitaba, e na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, em Ilhéus.
“É importante que atores externos venham se certificar e validar esses casos de sucesso. Além da verificação para o prêmio, eles também ajudam os agentes públicos a aperfeiçoar as práticas de apoio ao empreendedorismo”, afirma a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.
Durante toda esta semana, as consultoras entrevistaram empreendedores, conheceram as ações, fotografaram empreendimentos e fizeram anotações que podem ser decisivas na hora da escolha final. “Nas visitas, fica muito mais fácil entender os elementos que transformaram a iniciativa em sucesso”, explica Lícia Menezes.
Um outro aspecto, destacado pelas consultoras, diz respeito à profissionalização das gestões públicas. “Por onde passamos, percebemos esta evolução”, destaca Jussara Amaral.
Cautelosas nos comentários, elas asseguram que todos os projetos por onde passaram estão muito bem fundamentados e a escolha será uma tarefa difícil para os avaliadores. Estes, por sinal, têm os nomes cuidadosamente guardados para que tenham tranquilidade e imparcialidade na hora da escolha. Agora, o próximo passo das técnicas é elaborar um extenso relatório que será entregue ao Sebrae e aos avaliadores que escolherão o melhor projeto.
Para o secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Roberto Garcia, “o mais importante é ter a confirmação de estar no caminho certo no estímulo ao empreendedorismo”. Para o secretário da mesma pasta em Itabuna, José Humberto Martins, “apesar de o município se destacar quanto ao crescimento do número de empreendedores, preocupa-se não só com estatísticas, mas com a qualificação profissional deles”. Para a secretária de Desenvolvimento Social de Ubaitaba, Marly Santana, “as consultoras gostaram do que viram em nosso município e estamos confiantes”.